O CERRADO NO CONTEXTO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3372

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Vegetação, Cerrado, Componentes físico-naturais

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a relação entre o componente físico-natural vegetação e seu ensino na Educação Básica em escolas situadas no domínio morfoclimático do Cerrado. A partir de discussões assentadas na concepção de diversidade vegetacional, objetiva evidenciar a importância de encaminhar o ensino desse componente considerando problemáticas situadas no cotidiano dos estudantes. Como metodologia de pesquisa assentada em abordagem qualitativa, realizou-se levantamento bibliográfico, análise de currículo e de livros didáticos de Geografia, bem como entrevistas com professoras de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Conclui-se que a vegetação precisa ser abordada de forma interligada aos demais componentes físico-naturais do espaço geográfico; que essa perspectiva deve fundamentar as aulas de Geografia; e que seu ensino deve ser encaminhado a partir do cotidiano dos estudantes. Buscando reconhecer a importância de sua análise para a compreensão do espaço geográfico e, consequentemente, do seu significado para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Clara Lúcia Francisca de Souza, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia IESA/UFG

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Educação em Astronomia (Planetário/IESA/UFG), Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania (Faculdade de Direito/UFG). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Bacharela em Geografia (UFG). É integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG), do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGeo/IESA/UFG.

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora adjunta da UFG, atuando na Graduação e na Pós-graduação em Geografia no  Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) e como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG), Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Pesquisa na área de ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

SOUZA, C. L. F. de; MORAIS, E. M. B. de. O CERRADO NO CONTEXTO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 827–589, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3372. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3372. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos