O CERRADO NO CONTEXTO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3372Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Vegetação, Cerrado, Componentes físico-naturaisResumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre a relação entre o componente físico-natural vegetação e seu ensino na Educação Básica em escolas situadas no domínio morfoclimático do Cerrado. A partir de discussões assentadas na concepção de diversidade vegetacional, objetiva evidenciar a importância de encaminhar o ensino desse componente considerando problemáticas situadas no cotidiano dos estudantes. Como metodologia de pesquisa assentada em abordagem qualitativa, realizou-se levantamento bibliográfico, análise de currículo e de livros didáticos de Geografia, bem como entrevistas com professoras de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Conclui-se que a vegetação precisa ser abordada de forma interligada aos demais componentes físico-naturais do espaço geográfico; que essa perspectiva deve fundamentar as aulas de Geografia; e que seu ensino deve ser encaminhado a partir do cotidiano dos estudantes. Buscando reconhecer a importância de sua análise para a compreensão do espaço geográfico e, consequentemente, do seu significado para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes.
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