LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • SHOKO KIMURA Faculdade de Educação – UFMG Pesquisadora do PRODOC – Grupo de pesquisa sobre a Condição e Formação Docente.

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.317

Resumo

O ensinar-aprender é uma relação humana e, por isso, é
uma relação entre sujeito e objeto do conhecimento geográfico. Essa
relação acontece mediante a circulação de discursos expressos por
uma variedade de textos, cujos significados contêm tanto o contexto
do “falante” e do “ouvinte” como, ao mesmo tempo, mobilizam os
chamados conteúdos consagrados como conteúdos geográficos.
Não existe discurso sem a existência de signos e, estes, pela sua
constituição originária, estão destinados a falar do mundo, estando
presentes em todos os tipos de textos. Só através dos signos, formas,
figuras, imagens, que são criações incessantes, é que falamos do
mundo.
A enunciação dos diversos discursos é reveladora da multiplicidade
de significados dos textos. Estes contêm a intencionalidade dos
sujeitos envolvidos no processo comunicativo, cuja intertextualidade
é o diálogo dos textos entre si. Buscar seu sentido pode abrir
caminhos para uma re-significação das linguagens no ensino de
Geografia.

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Publicado

2015-08-13

Como Citar

KIMURA, S. LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 34, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2010.317. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/317. Acesso em: 26 dez. 2024.