LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O ensinar-aprender é uma relação humana e, por isso, é
uma relação entre sujeito e objeto do conhecimento geográfico. Essa
relação acontece mediante a circulação de discursos expressos por
uma variedade de textos, cujos significados contêm tanto o contexto
do “falante” e do “ouvinte” como, ao mesmo tempo, mobilizam os
chamados conteúdos consagrados como conteúdos geográficos.
Não existe discurso sem a existência de signos e, estes, pela sua
constituição originária, estão destinados a falar do mundo, estando
presentes em todos os tipos de textos. Só através dos signos, formas,
figuras, imagens, que são criações incessantes, é que falamos do
mundo.
A enunciação dos diversos discursos é reveladora da multiplicidade
de significados dos textos. Estes contêm a intencionalidade dos
sujeitos envolvidos no processo comunicativo, cuja intertextualidade
é o diálogo dos textos entre si. Buscar seu sentido pode abrir
caminhos para uma re-significação das linguagens no ensino de
Geografia.