GEOGRAFIA, RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS E EDUCAÇÃO: A DIMENSÃO ESPACIAL DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO

Autores

  • ALEX RATTS Instituto de Estudos Sócio-Ambientais / Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.314

Resumo

O mito de um país formado harmonicamente por três raças
– indígena, branca e negra – é uma “ideologia geográfica” que
permeia as interpretações da nação e do território brasileiros, desde
aos anos 1930. Um paulatino aparecimento político de negros,
quilombolas e indígenas no cenário nacional marca o debate público
e os estudos acadêmicos desde os anos 1970 e levou à adoção de
políticas de Ações Afirmativas no século 21. No que diz respeito à
Geografia e ao ensino da disciplina, nota-se o crescimento do
interesse acerca desses temas bem como em situações que
perpassam da escala local à mundial: conflitos fundiários,
segregação espacial, e constituição de lugares étnicos (expressões
espaciais da identidade negra, indígena, quilombola, cigana) num
mundo racializado.

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Publicado

2015-08-13

Como Citar

RATTS, A. GEOGRAFIA, RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS E EDUCAÇÃO: A DIMENSÃO ESPACIAL DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 34, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2010.314. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/314. Acesso em: 21 dez. 2024.