REDES SOCIAIS COLABORATIVAS E GEOGRAFIA EM REDE: AS NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI

Autores

  • HINDENBURGO FRANCISCO PIRES

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.308

Resumo

 

A difusão do conhecimento científico da área de Geografia, na Internet, vem sendo efetuada através de revistas eletrônicas e online, e também a partir da apropriação e do uso, de sítios de entidades e instituições, redes sociais e acadêmicas, espaços públicos eletrônicos  (listas), blogs, cursos e materiais didáticos, banco de dados, livros eletrônicos (e-Books) e bibliotecas digitais, etc. Esta pesquisa financiada pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, tem os seguintes objetivos: a) debater os conceitos de saber vivo e trabalho imaterial na formação da razão contra-hegemônica ao capitalismo; b) analisar a participação das redes sociais colaborativas no processo de apropriação pública do conhecimento científico; c)  contribuir para fortalecer as pesquisas sobre a Geografia em Rede; d)  revelar como a criação de Geotecnologias surge da práxis colaborativa de seus desenvolvedores; e) evidenciar o papel da Educação na nova economia do conhecimento. Nessa pesquisa, foram propostas algumas perspectivas metodológicas para os estudos sobre a apropriação social do conhecimento através de redes sociais colaborativas, para organização e difusão do trabalho científico e para articulação de ações colaborativas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HINDENBURGO FRANCISCO PIRES

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Universitat de Barcelona/Espanha (2010-2012). Foi Diretor do Instituto de Geografia (2004-2008). Coordenou, de 2002 a 2007, a Câmara Técnica de Educação a Distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenou a área de Extensão em Geografia da Fundação Cecierj no Consórcio Cederj (2000-2009). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica. Desenvolve trabalhos de investigação nas áreas de pesquisas: geografia do ciberespaço, ensino de geografia, educação virtual, planejamento urbano e regional, história do pensamento geográfico, governança da internet e software livre. Foi editor de publicações eletrônicas da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2010-2012). Atualmente é bolsista do Programa Prociência FAPERJ/UERJ  (2012-2015) e exerce a função de professor no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia e do Departamento de Geografia Humana da UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2 (2013-2016).

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

FRANCISCO PIRES, H. REDES SOCIAIS COLABORATIVAS E GEOGRAFIA EM REDE: AS NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 34, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2010.308. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/308. Acesso em: 21 dez. 2024.