KANT E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA: A CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA FÍSICA.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.282Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o papel da filosofia e da ontologia kantiana na constituição das ciências da natureza e sua influência na construção a geografia física. O surgimento das ciências da natureza é o resultado da adoção da estrutura do apriorismo que permitiu individualizar as entidades naturais. Nessa estrutura, o espaço é um conceito catalisador permitindo refletir e ao mesmo tempo empiricizar o conceito de natureza em morfologias e posteriormente na construção do conceito de geoesfera. A geografia física, produto dessa reflexão ontológica de natureza passou a ter o status de instrumentalizar e ao mesmo tempo refletir a relação entre o empírico e o transcendental, deixando assim de ser uma ciência descritiva, para tornar-se uma ciência explicativa e universal. Uma conseqüência imediata foi a sua influência em Humboldt, nas descobertas da geologia e no processo estético de construção do conceito de paisagem e na sua representação cartográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.