PESCA ARTESANAL, CARCINICULTURA E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NA ZONA COSTEIRA DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.270Resumo
A reflexão sobre a história das comunidades pesqueiras marítimas do Ceará enraizadas em territórios à beira-mar, mediante determinadas condições de produção da vida, de reprodução das relações sociais e de sociabilidades na zona costeira, balizou a pesquisa que fundamentou a elaboração da tese de doutorado intitulada COMUNIDADES PESQUEIRAS MARÍTIMAS NO CEARÁ: território, costumes e conflitos apresentada em 2002 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP, de nossa autoria. Além de dimensionar a dinâmica das atividades produtivas, a referida tese aborda e discute o significado das estratégias e articulações, construídas em diferentes escalas, no curso das lutas empreendidas pelos pescadores e pescadoras artesanais por: a) melhores condições de vida; b) permanência da pesca artesanal e outras atividades tradicionais; c) o direito à terra e ao território; e, d) a construção de projeto social valorizador da diversidade social e cultural dos povos do mar. O presente artigo busca dar continuidade à abordagem do mesmo tema e discute, em particular, os novos desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras com a chegada da carcinicultura e dos empreendimentos para a geração de energia eólica na zona costeira do Ceará. A continuidade da referida pesquisa tem contribuído para fundamentar melhor nossa compreensão e intervenção junto a tais comunidades. A atual conjuntura nos impõe a necessidade de avançarmos na compreensão do universo das populações tradicionais que moram na zona costeira do Ceará, especificamente das comunidades costeiras, que sempre nos inspiram outros olhares e percursos na busca de apreensão do real.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.