ONDE SE CONSTRÓI A IDENTIDADE FORMATIVA DO GEÓGRAFO E DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA? OU AINDA, É POSSÍVEL FAZER GEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA?

Autores

  • JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA
  • REGINA RIZZO RAMIRES

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.268

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar e ponderar sobre as dificuldades e desafios da prática nas formações em Geografia,  analisando as importantes mudanças referentes aos campos profissionais tanto de bacharéis quanto de professores de geografia.  O eixo central da análise proposta é avaliação do andamento da implantação de uma nova proposta curricular em Geografia, realizada no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde o início do ano de 2006. Pretende-se analisar o significado e os riscos resultantes do rompimento com estruturas disciplinares historicamente consolidadas nos cursos de formação em geografia, analisando as novas áreas de pesquisa decorrentes desse processo e, também, o modo como conhecimentos tão importantes na discussão geográfica podem ser incorporados por novas áreas de trabalho e reflexão em geografia, dando-lhes mais evidência.

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Biografia do Autor

JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, responsável pelas unidades curriculares Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas Programadas e participa como Professor-Preceptor no Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia; credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP - Linhas de pesquisa: Políticas Educacionais e Formação de Educadores); Coordenador do Subprojeto da Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2014; Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; integrante do Observatório de Educação (OBEDUC Edital n 49/2012 ), Projeto : Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID; Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP (LIFE Edital nº 35/2012), ambos financiados pela Capes. Tem experiência na área de Educação como professor da escola básica (ensino fundamental , médio e educação de jovens e adultos), professor do ensino superior ( formação de bacharel e professores e orientação de estágio em curso de licenciatura ), coordenação pedagógica de cursos de bacharelado e licenciatura, coordenação de cursos de formação ministrado para professores da educação básica, execução de projetos de formação para o magistério na educação básica. Enfase de pesquisa encontra-se no Ensino e Aprendizagens de Geografia com destaque aos seguintes temas: Formação de professores e práticas curriculares, política pública de formação de professores Teorias e métodos da Geografia, História da Ciência geográfica e as trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil.

REGINA RIZZO RAMIRES

É GRADUADA e MESTRE em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). É DOUTORA em Educação e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente pertence ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente e também como Vice Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e docente no Curso de Especialização em Ensino de Geografia, pela COGEAE-PUCSP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia e ensino, formação docente em geografia, aprendizagem e cognição, representações gráficas, linguagens e cartografias.

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Publicado

2015-08-12

Como Citar

BARCELLOS DA SILVA, J. L.; RIZZO RAMIRES, R. ONDE SE CONSTRÓI A IDENTIDADE FORMATIVA DO GEÓGRAFO E DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA? OU AINDA, É POSSÍVEL FAZER GEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA?. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2008.268. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/268. Acesso em: 26 dez. 2024.