O ESTUDO GEOGRÁFICO DOS ELEMENTOS CULTURAIS - CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DA GEOGRAFIA CULTURAL

Autores

  • CLÁUDIO BENITO OLIVEIRA FERRAZ Professor vínculado ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP (campus de Pres. Prudente/SP)

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.239

Resumo

O processo histórico de formação institucional das ciências modernas gerou uma tendência a especialização do conhecimento que levou a muitos a acreditarem que as denominações dessas especializações expressavam a totalidade da realidade observada. Esse é o caso da chamada Geografia Cultural em que os estudos dos aspectos culturais da realidade social pela visão geográfica, presentes em qualquer abordagem,  acabam substituídos por aspectos de catalogação e descrição superficial dos elementos de determinada região. O resgate atual da Geografia Cultural tende a cair em modismos teóricos e apenas ser um novo nome para práticas viciadas de se fazer estudos científicos, não contribuindo para um melhor entendimento da dinâmica espacial da sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

OLIVEIRA FERRAZ, C. B. O ESTUDO GEOGRÁFICO DOS ELEMENTOS CULTURAIS - CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DA GEOGRAFIA CULTURAL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.239. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/239. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)