"Tramando geografia(s) com crianças”
uma experiência da geografia das infâncias no CMEI Reinaldo Ridolfi em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2330Palavras-chave:
Cotidianos, Infâncias, Observação.Resumo
O artigo se debruça na possível relação da Geografia com a Educação Infantil, estando ausente nos currículos oficiais dessa etapa da educação básica. Contudo, a forma da pesquisa aposta na observação das práticas e comportamentos das crianças diante de atividades de Educação Ambiental, objetivando a manifestação de saberes geográficos por parte das crianças. Os pesquisadores e pesquisadoras, por sua vez, escolheram como metodologia as pesquisas cotidianas, tendo como método de análise a observação direta, em que o observador estuda e participa do fazer-pesquisa. Logo, foi necessário lentes de interpretação diante das comunicações dos estudantes como, por exemplo, a de gestos, expressões e sonoridades, para que fosse possível começar as análises. Assim, o trabalho fincou-se na observação direta perante as práticas ambientais do corpo docente do CMEI Reinaldo Ridolfi no bairro Maria Ortiz em Vitória, através de eventos realizados na escola pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). A pesquisa revelou possibilidades da Geografia no ensino infantil, visto que as categorias de análises da ciência geográfica apareceram consideravelmente no cotidiano observado.
Downloads
Referências
ALVES, N. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias, v.4, n.7, p.8, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 25.ed. 1996.
FOCHI, P.S. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: REDIN, M. M; FOCHI, P.S. Infância e educação infantil II: linguagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. Cap. 1, p.6-21.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p.86-87.
LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto & Educação, v.23, n.79, p.65-82, 2008.
LOPES, J. J. M. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, v.22, n.49/1, p.283-294, 2013.
LOPES, J. J. M.; VASCONCELOS, T. de. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: Territorialidades Infantis. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp. 103-127, Jan/Jun 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.