A dupla ofensiva do agronegócio sobre a educação

fechamento de escolas e disputa político-ideológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2320

Palavras-chave:

Agronegócio, Educação, Hegemonia

Resumo

O presente artigo analisa a dupla ofensiva do agronegócio sobre a educação nas últimas décadas no Brasil. Abordando a construção da hegemonia do agronegócio com base em categorias gramscianas, analisamos a influência do agronegócio sobre o fechamento de escolas no campo e um conjunto de iniciativas no campo educacional. Para analisar a expansão do agronegócio utilizamos dados do IBGE sobre o crescimento de três produções estratégicas para o agronegócio: soja, cana-de-açúcar e bovinos. Também analisamos o fortalecimento político do agronegócio com base na evolução da representação parlamentar vinculada à Frente Parlamentar da Agropecuária. Para analisar o fechamento de escolas no campo nos baseamos em dados do INEP. A partir de pesquisa bibliográfica e acompanhamento da mídia nos debruçamos sobre as ações educacionais do agronegócio. Concluímos que a dupla ofensiva sobre a educação é parte relevante da construção da hegemonia do agronegócio, contribuindo para bloquear o debate sobre a reforma agrária, a devastação ambiental e a violência contra os povos do campo.

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

ALENTEJANO, P.; CORDEIRO, T.; LINES, R.; SILVA, L.; LINHARES, I. A dupla ofensiva do agronegócio sobre a educação: fechamento de escolas e disputa político-ideológica. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 57, p. 433–470, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2320. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2320. Acesso em: 22 dez. 2024.

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