A dupla ofensiva do agronegócio sobre a educação
fechamento de escolas e disputa político-ideológica
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2320Palavras-chave:
Agronegócio, Educação, HegemoniaResumo
O presente artigo analisa a dupla ofensiva do agronegócio sobre a educação nas últimas décadas no Brasil. Abordando a construção da hegemonia do agronegócio com base em categorias gramscianas, analisamos a influência do agronegócio sobre o fechamento de escolas no campo e um conjunto de iniciativas no campo educacional. Para analisar a expansão do agronegócio utilizamos dados do IBGE sobre o crescimento de três produções estratégicas para o agronegócio: soja, cana-de-açúcar e bovinos. Também analisamos o fortalecimento político do agronegócio com base na evolução da representação parlamentar vinculada à Frente Parlamentar da Agropecuária. Para analisar o fechamento de escolas no campo nos baseamos em dados do INEP. A partir de pesquisa bibliográfica e acompanhamento da mídia nos debruçamos sobre as ações educacionais do agronegócio. Concluímos que a dupla ofensiva sobre a educação é parte relevante da construção da hegemonia do agronegócio, contribuindo para bloquear o debate sobre a reforma agrária, a devastação ambiental e a violência contra os povos do campo.
Downloads
Referências
ALENTEJANO, P. R. R. A hegemonia do agronegócio e a reconfiguração da luta pela terra e reforma agrária no país. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, Dossiê “Conjuntura no Brasil: retrocessos sociais e ações de resistência, n. 42, v. 4, dez, 2020. p. 251-285.
________. As políticas do governo Bolsonaro para o campo: a contrarreforma agrária em marcha acelerada. REVISTA DA ANPEGE, v. 16, p. 351-390, 2020a. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i29.12434
BIBIANO, G. L.; SOUZA, F. E. Dicotomias e Territórios em disputa no fechamento de escolas no campo das mesorregiões Leste e Norte goiano. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2016, Pirenópolis. Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), v. 3, 2016.
BRUNO, R. Brancada ruralista, conservadorismo e representação de interesses no Brasil contemporâneo. In: MALUF, R. S.; FLEXOR, G. (org.). Questões agrárias, agrícolas e rurais [recurso eletrônico]: conjunturas e políticas públicas. Rio de Janeiro: E-papers, 2017.
CALDART, R. S. Sobre a especificidade da educação do campo e os desafios do momento atual. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 4 ed. São Paulo, 2016. p. 317-363.
CASIMIRO, F. H. C. A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
CHÃ, A. M. Agronegócio e indústria cultural: estratégias das empresas para a construção da hegemonia. São Paulo: Expressão popular, 2018.
CORDEIRO, T. G. B. F. A educação do campo no confronto entre agronegócio e agricultura camponesa. In: Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. Anais do SINGA 2017, 2017.
CPT. Conflitos no campo: Brasil 2020. Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, Goiânia: CPT Nacional, 2021. 279 p.
DELGADO, G. C. Do “capital financeiro na agricultura” à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
ELIAS, D. O meio técnico-científico-informacional e a reorganização do espaço agrário nacional. In MARAFON, G. J., RUA, J. & RIBEIRO, M. A. Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.
GEOAGRÁRIA; GTAGRÁRIA AGB-RIO/NITERÓI. A nova ofensiva do agronegócio sobre a educação. GeoAgrária FFP, Rio de Janeiro, 1 de maio de 2021. Disponível em: <https://geoagrariaffpuerj.blogspot.com/>. Acesso em: 01 maio 2021.
GIRARDI, E. P. O Brasil em face aos conflitos e violências agrárias. CONFINS (PARIS), v. 501, p. 1 - 8, 2019. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.21168
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. vol. 3. Maquiavel – notas sobre o Estado e a política. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
GRAZIANO, F; NEVES, M. F. O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil: Sugestões de conteúdo e uma nova abordagem para o material didático do ensino fundamental no país, 2021. Disponível em:
IBGE. Censo Agropecuário – Resultados definitivos. Anos 2006 e 2017.
IBGE. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pam/tabelas>. Acesso em 22 jun. 2021.
______. Pesquisa da Pecuária Municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/ppm/tabelas>. Acesso em 03 jun. 2021a.
INTINI, J. M.; FERNANDES, U. F. Bancada Ruralista: a face política do agronegócio. Revista da ABRA, p. 87–96, 2013.
JUNQUEIRA, V.H; BEZERRA, M.C.S. A ideologia do agronegócio na educação básica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 4, p.-, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1378
LAMOSA, R. O programa Agronegócio na Escola: um estudo de caso sobre a educação ambiental empresarial nas escolas públicas brasileiras. VII EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro-SP, 2013. p. 1-14.
MARIANO, A. S.; SAPELLI, M. L. S. Fechar escola é crime social: causas, impacto e esforços coletivos contra o fechamento de escolas do campo. In: 6º. Seminário Nacional Estado e políticas sociais 2º. seminário de Direitos Humanos, 2014, Toledo PR. Anais do 6º. Seminário Nacional Estado e políticas sociais 2º. seminário de Direitos Humanos - Unioeste, p. 1-16, 2014.
MEC/INEP. Sinopses estatísticas da educação básica 2007 a 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2021.
NOGUEIRA, A. M.; RAMIRES, J. C. L. O agronegócio e o fechamento de escolas rurais no Brasil: algumas reflexões. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo, 2017, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - Conhecimento e reconhecimentos: enfrentamentos nos processos de institucionalização. Catalão: UFG- Regional de Catalão, p. 1-15, 2017.
POMPEIA. C. Concertação e poder: o agronegócio como fenômeno político no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, n. 104, p.1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/3510410/2020
RAMOS, C. S. Governo paulista revisará conteúdo de material escolar sobre agronegócio. São Paulo: Valor Econômico, 2022.
SISTEMA FAEP. Programa Agrinho. Disponível em: <https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/>. Acesso em: 20 de Ago. de 2021.
TAFFAREL, C. N. Z.; MUNARIM, A. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 35, p. 41-51, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3053
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.