Entre a valorização da diversidade humana e a negação da historicidade sócio-espacial: o que pode o ecoturismo na Amazônia?
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.213Resumo
A Amazônia apresenta nos discursos sobre a região, a riqueza natural como traço primordial, sendo por isso, considerada espaço privilegiado das práticas ecoturísticas, cuja formatação teórica aponta para a geração de reduzidos impactos ao ambiente, no entanto, as experiências dessa natureza na região têm se manifestado de forma pouco coerente com sua teoria, pois a preocupação em grande medida, se restringe aos aspectos naturais, pouco sendo dispensado às sociedades locais. Apesar disso, o potencial do ecoturismo, não apenas em termos de geração de renda, mas também como vetor de valorização dos aspectos culturais das sociedades locais não pode ser desconsiderado, para tanto a sociedade amazônica deve necessariamente ter participação ampla nas práticas e no planejamento dessa ramificação do turismo, com vistas ao equacionamento das atuais distorções vivenciadas na região
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.