Produção de um território disciplinar: o policiamento escolar da CIPOE
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.1849Resumo
O policiamento escolar, para muitos, ainda soa com estranheza. Apesar de isso já ser realidade nas escolas de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará), há poucas pesquisas sobre o tema. Esta pesquisa tem como tema o policiamento escolar, com recorte para as Rondas Escolares Ordinárias (REOs), entre os anos de 2015 e 2016, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. Objetivamos analisar como se dá a produção do território do policiamento escolar, sobretudo por meio das REOs efetuadas pela Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPOE). A metodologia que adotamos foi: 1) revisão de literatura especializada; 2) trabalhos de campos; 3) tabulação dos dados e 4) interpretação e análise dos dados. Como conclusões, podemos afirmar que há produção de um território do policiamento escolar e que, para isso, são utilizadas diversas estratégias/práticas, com ênfase nas práticas de poder disciplinar.
Palavras-chave: Rondas Ordinárias Escolares. Território. Escola. Disciplina.
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