Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
Resumo
Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando o mapa como processo e prática. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no país, esta abordagem entende que o mapa só se realiza quando as pessoas estão envolvidas com ele, portanto, um mapa nunca “é”, mas “se torna” um mapa através de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que no atual contexto a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deslocar o olhar da imagem do mapa para focar as interações que se dão com ele parece ser um caminho bastante fértil para ampliar as possibilidades do ensino de geografia com mapas no mundo contemporâneo.Downloads
Publicado
2017-06-30
Como Citar
CANTO, T. S. do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 13–30, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/595. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.