Sobre um programa de “climatologia experimental” na região metropolitana de são paulo*
Palavras-chave:
climatologia, metropolitanoResumo
O objetivo dessa nota é o de discutir algumas idéias a respeito de um programa de trabalho de campo em Climatologia aplicado à região metropolitana de São Paulo . O autor mostra através de uma revisão bibliográficaque a referida região é uma das mais deficientes em estudos nesse setor do conhecimento. Propõe um roteiro de abordagem onde destaca os níveis de análise e os temas relevantes a serem investigados. Demonstra a viabilidade do projeto, apesar da complexidade da realidade em análise, propondo que se faça um esforço no sentido da criatividade e improvisação de equipamentos para o trabalho de campo, sem o que corremos o risco de ficarmos à espera de equipamentos sofisticados e vermos apenas. Empiricamente as transformações ocorrerem nessa região metropolitana, sem possibilidades de aprimorarmos o nível explicativo dessa realidade climática.Downloads
Publicado
2017-10-04
Como Citar
Tarifa, J. R. (2017). Sobre um programa de “climatologia experimental” na região metropolitana de são paulo*. Boletim Paulista De Geografia, (52), 101–116. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1110
Edição
Seção
Notas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).