PADRÕES PLUVIOMÉTRICOS DA CIDADE DE MANAUS-AM: 1986 A 2015
Palavras-chave:
pluviometria, Manaus, clima.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal analisar os padrões e tendências pluviométricas da cidade de Manaus-AM no período de 1986 a 2015. A área de estudo, a cidade de Manaus, encontra-se na região norte do Brasil, na confluência de dois grandes rios, o Amazonas e o Negro. A região é caracterizada com o predomínio do clima equatorial, com alta pluviosidade e temperaturas elevadas ao longo de todo ano. O município de Manaus está localizado próximo a linha do equador e em sua maior parte do ano com altas temperaturas, principalmente quando se tem a influência do El Niño. A média da temperatura de Manaus fica em torno de 26,7oC. Para realização desta pesquisa, foram utilizados os dados da estação pluviométrica do INMET-Manaus. Os dados foram tratados em termos de valores diários, mensais e anuais. Ao final da pesquisa, constatou-se que o volume pluviométrico para Manaus durante esse período apresentou poucas variações no totais anuais, com uma média para o período de 2334,8 mm. Todavia, observou-se uma pequena diminuição no número de dias de chuva, de 190 para 178 dias. Sugerindo uma maior concentração de chuvas durante cada ano, implicando possivelmente em maior possibilidade de problemas como erosão, movimentos de massa e enchentes.
Referências
AGUIAR, F. E. O. As alterações climáticas em Manaus no século XX. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro: PPGG/UFRJ, 1995.
BENEDETTO, H.M.M. Eventos extremos de chuva e vento em Manaus (AM) de 2002 a 2012. Relatório final de Iniciação Científica. Manaus: UFAM/PROPESP, 2014.
FERNANDES, M.J.S.. Chuvas extremas e seus impactos socioambientais no espaço urbano de Manaus-AM: 1986 a 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia). Manaus: UFAM/PPGEOg, 2017.
FERREIRA, V.O. Análise de tendências em séries pluviométricas: algumas possibilidades metodológicas. In: Revista Geonorte. Edição Especial 2. V.1., N.5. Manaus:UFAM, 2012. p.317-324
HEYER, L.F. Manaus: um exemplo de clima urbano em região subequatorial. Tese de doutorado. São Paulo: USP/PPGG, 1997.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados populacionais para Manaus. 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manaus/panorama. Acesso em 12/10/2018
MASCARENHAS JUNIOR, T.A. Fenômenos Meteorológicos Extremos em Manaus- AM; Sazonalidade e Impactos no Clima Urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia). Manaus; UFAM/PPGGEOg, 2009.
REIS, R.R. Erosividade da chuva na região metropolitana de Manaus (AM) no período de 1962 a 2012. Relatório final de Iniciação Científica. Manaus: UFAM/PROPESP, 2015.
SANTANA, G.F. Análise dos padrões térmicos da cidade de Manaus-AM no período de 1986 a 2015. Relatório final de Iniciação Científica. Manaus: UFAM/PROPESP, 2017.
SILVA, D.A. A Influência das Áreas Verdes no Clima Urbano: Uma análise comparativa do Clima da Cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia). Manaus: UFAM/PPGGEOg, 2009.
VIEIRA, A.F.G. Erosão por voçorocas em áreas urbanas: o caso de Manaus (AM). Dissertação (Mestrado em Geografia). Florianópolis: UFSC/PPGG, 1998.
__________. Desenvolvimento e distribuição de voçorocas em Manaus (AM): Principais fatores controladores e impactos urbano-ambientais. Tese (Doutorado em Geografia). Florianópolis: UFSC/PPGG, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.