“O território entre o rio e a floresta”: contribuições sobre a educação do campo e o ensino de geografia na amazônia ribeirinha

Autores

Palavras-chave:

Território ribeirinho, Educação do campo, Ensino de geografia

Resumo

RESUMO

O artigo tem como objetivo analisar as diferentes dimensões do território ribeirinho, tanto material quanto imaterial, e seu significado na educação do campo, visando o fortalecimento da identidade dos que vivem no campo. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O método de análise adotado foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que, no contexto da educação do campo, essas dimensões territoriais têm um impacto profundo nos estudantes ribeirinhos, que enfrentam um dilema complexo ao tentar se integrar ao contexto social mais amplo por meio da educação formal. A contribuição deste texto reside na discussão sobre como a integração dos conhecimentos tradicionais com o currículo formal pode valorizar as experiências e saberes locais. Assim, a combinação dos saberes tradicionais com o ensino formal de geografia enriquece o aprendizado, fortalecendo a conexão dos alunos com seu ambiente e sua cultura.

Palavras-chave: Território ribeirinho. educação do campo. ensino de geografia.

Biografia do Autor

Rildo Alberto Pantoja, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando em Educação (Universidade Federal do Amazonas). Pós-graduado em Docência em Geografia e Práticas Pedagógicas - Faculdade Única (2023). Licenciatura em Geografia, Universidade Federal do Pará (2011). Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal do Pará (2012). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), na condição de coordenador de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica - Edital 004/2022 (concluído), Edital 002/2023 (concluído). Edital 002/2024 (em vigência) Professor do Componente Curricular Geografia na Secretaria Municipal de Educação - SEMED, lecionando em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

Márcio de Oliveira , Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Subchefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019 - 2021). Coordenador do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM (2021-2023). Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM) (2019-2024). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Linhas de Estudo e Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais; Formação de Professores/as; Gênero; Sexualidade; Violência contra a Mulher; Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

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Publicado

06-01-2025

Como Citar

Alberto Pantoja, R., de Oliveira , M., & da Silva Borges, H. (2025). “O território entre o rio e a floresta”: contribuições sobre a educação do campo e o ensino de geografia na amazônia ribeirinha. Território E Cidadania, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/article/view/3653