A educação ambiental crítica no ensino médio: analisando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3636

Palavras-chave:

Educação ambiental; BNCC; PCNEM.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar criticamente a proposta da Educação Ambiental, pautada nos PCN e atualmente na BNCC no segmento do ensino médio, a partir da área de ciências humanas e sociais aplicadas, considerando os aspectos relacionados à ciência geográfica. Sendo os objetivos específicos analisar os PCN e a BNCC do ensino médio, considerando os conteúdos programáticos na área de ciências humanas e sociais aplicadas dentro da disciplina de geografia. Destacar a importância da educação ambiental na construção do pensamento crítico do aluno, identificando fatores que interferem nessa questão como: questões sociais, políticas e econômicas. E propor ações didáticas que potencializam a reflexão e a prática da comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental. 

Biografia do Autor

Keterym Kelley Ferreira Oliveira, IESA UFG

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Pedro Henrique Moraes dos Santos , IESA/UFG

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Leonardo de Souza Novais, IESA/UFG

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

DENZIN, N. K., & Lincoln, Y. S. (2000). Handbook of qualitative research. Sage Publications.

DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 87–102, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.334. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334. Acesso em: 24 jun. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. A. S. (Org.).

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], n. 118, p. 189-206, mar. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742003000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2023.

LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.

LIB NEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê? São Paulo: Cortez, 2015.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; TREIN, Eunice; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NOVICKI, Victor. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos Cedes, [S.L.], v. 29, n. 77, p. 81-97, abr. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622009000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/bCgHZJsySJnj7QYKbCZm4BF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2023.

MARIANO, G. L. et al. Resíduos sólidos urbanos no Brasil: evolução, desafios e oportunidades. Estudos Avançados, v. 35, n. 102, p. 223-236, 2021.

PEREIRA, Jamyle Paloma De Oliveira et al.. O currículo e a aprendizagem: uma análise comparativa entre a bncc e o pcn no eixo de números e operações dos anos finais do ensino fundamental. Anais V CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47974>. Acesso em: 24 jun. 2023.

Downloads

Publicado

23-10-2024

Como Citar

Ferreira Oliveira, K. K., Henrique Moraes dos Santos , P., & de Souza Novais, L. (2024). A educação ambiental crítica no ensino médio: analisando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Território E Cidadania, 1(3). https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3636