Desafios e perspectivas da educação quilombola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Desafios, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar as abordagens da Educação Escolar Quilombola e seus principais desafios na atualidade, visto que esse modelo pedagógico foi pensado para promover a preservação da identidade, dos saberes e práticas culturais. Sendo assim, as Escolas Quilombolas devem oferecer uma educação de qualidade, assim como valorizar os saberes tradicionais. No Brasil, a Educação Escolar Quilombola é fundamental para garantir o direito básico à educação, que são afetadas por sistemas escolares inadequados, falta de professores especializados e apoio insuficiente do governo. Valorizar a cultura quilombola e envolver as comunidades nas decisões sobre educação, além de formar professores sensíveis a essas questões culturais, oferecem perspectivas promissoras para a promoção de uma educação de qualidade com preservação de identidade cultural quilombola. O acesso à educação deve ser integral e igualmente garantido a essas comunidades.

Biografia do Autor

Janaina dos Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Janaina dos Santos Soares, acadêmica de Licenciatura em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, atualmente no sétimo semestre da graduação. Participa de diversos grupos de pesquisa, como Saberes Geográficos: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Meninas das Geotecnologias e o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Relações Etnicorraciais (GEIRER). Além disso, exerce a função de vice-secretária geral no Centro Acadêmico de Geografia Nivaldo Saraiva (CAGENS) do IFPA. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física  

layse Paes Antunes, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o s´étimo semestre da graduação. Voluntária no projeto de pesquisa Impactos Socioambientais na Zona costeira Amazônica: estudo de caso em Salinopolis-PA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui cursos extras curriculares em Comunicação Cartográfica e a linguagem dos mapas, Geração de mapas digitais com o google e Geoprocessamento com o uso do QGSI, todos realizados pela plataforma Sapium. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Física.

Marcilene Furtado Dias Rodrigues, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Atualmente é Estágiaria da Educação Especial da EMEI Francisco de Assis. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Urbana.

Samia Santa Brígida Nogueira, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Ensino de Geografia.

Referências

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

dos Santos Soares, J., Paes Antunes, layse, Furtado Dias Rodrigues, M., & Santa Brígida Nogueira, S. (2024). Desafios e perspectivas da educação quilombola no Brasil. Território E Cidadania, 1(3). https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604