Introdução de Georg Lukács no pensamento geográfico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2014.579Resumo
No presente texto, trataremos da recepção do pensamento do filósofo marxista húngaro Georg Lukács (1885-1971) na Geografia Brasileira, no período em que se abria para transformações significativas nos campos teórico, epistemológico, ontológico, ontoepistemológico, metodológico e ideológico, movidas por rupturas e continuidades, em fins de 1970. Visando sustentar tal pretensão, faremos uma discussão preservada em dois momentos: no primeiro, iremos contextualizar a recepção de Lukács no Brasil, demarcando alguns percursos que contribuiram ou não para sua permanência nos debates políticos e culturais animados por militantes comunistas da época e, no segundo, iremos dialogar com os geógrafos que se inseriram no pensamento marxista na interlocução com intelectuais de outros campos disciplinares. Referências serão feitas especificamente a dois deles, quais sejam: Armando Corrêa da Silva e Antonio Carlos Robert Moraes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.