Intemperismo de sal em rochas ornamentais em um prédio histórico na cidade do Rio de Janeiro: implicações geomorfológicas
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2013.573Resumo
O sal tem sido apontado como o principal agente de intemperismo de rochas ornamentais em áreas urbanas em todo o mundo. Na Cidade do Rio de Janeiro, os prédios históricos se encontram em avançado estado de degradação, em que parte das rochas que formam suas fachadas se apresenta bem intemperizada. O objetivo deste trabalho é o de entender os processos de intemperismo de sal numa das principais igrejas históricas da Cidade do Rio de Janeiro (a igreja de São Francisco de Paula), demonstrando as implicações geomorfológicas de estudos sobre o intemperismo de sal em ambientes urbanos. A metodologia utilizada consistiu, basicamente, de mapeamento das principais formas de intemperismo dos blocos de rocha mais alterados, análises físico-químicas e MEV nos fragmentos de rochas da construção. Por meio deste estudo, ficou evidente que, apesar da proximidade do mar e de sua influência natural sobre os processos de intemperismo das rochas ornamentais, o intemperismo associado à poluição ambiental de áreas urbanas exerce forte influência sobre essas rochas. Este tipo de intemperismo “antropogênico” atua, concomitantemente, com os processos naturais, acelerando-os e intensificando a degradação pelo intemperismo do sal. A destruição das rochas em fachadas de prédios históricos, diferentemente do que ocorre nas rochas em ambiente natural, apresenta grandes implicações geomorfológicas, principalmente quando se considera a importância história e cultural destas construções.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-08
Como Citar
BAPTISTA NETO, J. A.; SMITH, B. J.; MCALISTER, J. J.; SILVA, M. A. M. da; SILVA, A. L. C. da. Intemperismo de sal em rochas ornamentais em um prédio histórico na cidade do Rio de Janeiro: implicações geomorfológicas. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 41, p. 169–190, 2016. DOI: 10.62516/terra_livre.2013.573. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/573. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.