Os “Espaços” do Espaço Brasileiro em Fins do Século XX
Resumo
A intenção neste texto não é a de realizar uma crítica às análises sobre a teoria das Crises ou sobre categorias analíticas a elas vinculadas, como padrão de acumulação ou ainda regime de acumulação c modo de regulação chancelados pela Escola da Regulação, cujo debate atualmente se trava principalmente na França. Portanto, embora se mencione e utilize tais categorias analíticas ao longo do texto, o objetivo aqui não é o de uma revisão crítica sobre este assunto. Não se optou por adotar o termo regime de acumulação (cm lugar de padrão de acumulação), cunhado por esta Escola, embora se concorde com as principais teorizações expressas por seus adeptos, pois também foram incorporadas à análise as relevantes contribuições de outros autores como Salama c Altvater, não participantes da mencionada Escola.
Na verdade, o que se buscou foi apresentar os efeitos do padrão de acumulação vigente, sobre a distribuição de renda, articulados ao espaço brasileiro. Em outras palavras: atendendo ao princípio da diferenciação espacial ou "especialidade diferencial" de Lacoste, o que se buscou foi evidenciar os "espaços" do espaço brasileiro na atualidade, e que necessitam ser considerados na medida cm que geraram, geram e ainda gerarão, neste fim de século, não uma única urbanização no país, mas várias...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.