Territórios paradigmáticos: uma leitura preliminar da produção do conhecimento na geografia agrária brasileira a partir dos Encontros Nacionais e dos Congressos Brasileiros de Geógrafos

Autores

  • Bernardo Mançano Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2014.560

Resumo

Neste artigo, estudamos a construção do conhecimento e apresentamos nosso método para a análise da produção da geografia agrária brasileira, por meio de trabalhos apresentados desde o Congresso Brasileiro de Geógrafos de 2004 até o Encontro Nacional de Geógrafos de 2012, com algumas considerações sobre o Congresso Brasileiro de Geógrafos de 2014. Nosso objetivo é entender como os estudos brasileiros de graduação e de pós-graduação constroem o conhecimento sobre o campo brasileiro e sua questão agrária. Analisamos as mudanças temáticas no período, de acordo com o movimento da conjuntura da questão agrária, e identificamos a participação dos estudiosos brasileiros no debate paradigmático. Procuramos analisar as posturas dependentes de outras áreas do conhecimento e as autônomas, tanto de pesquisadores individuais como de coletivos de pensamento, por meio da construção de estilos de pensamento. Nos últimos dez anos, construímos um método e procedimentos metodológicos para analisar o avanço do pensamento na geografia agrária. Nosso trabalho consiste em analisar dados e conteúdos dos trabalhos apresentados nos eventos da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), a partir de pesquisadores individuais e de grupos de pesquisas, para a compreensão das mudanças recentes dos processos teórico e político dos temas agrários e da própria geografia. Este artigo não apresenta resultados conclusivos, mas o início do processo de uma pesquisa de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Mançano Fernandes

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), pesquisador do CNPq

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

FERNANDES, B. M. Territórios paradigmáticos: uma leitura preliminar da produção do conhecimento na geografia agrária brasileira a partir dos Encontros Nacionais e dos Congressos Brasileiros de Geógrafos. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 23–46, 2016. DOI: 10.62516/terra_livre.2014.560. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/560. Acesso em: 23 jan. 2025.