A PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. CRISE E REPRODUÇÃO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2011.427Resumo
A modernização no Brasil se evidencia de diferentes formas. Fenômeno sócio-espacial que se coloca como reprodução crítica no momento em que a mobilização espacialmente circunscrita potencializa projetos de produção espacial e revela lógica-historicamente a contradição do capital urbano-industrial. Esta pode ser analisada sob dois momentos: através da produção do urbano sem a produção de cidades e como um fenômeno que produz o consumidor a evidenciar a incapacidade duma produção do trabalhador. Em síntese esse processo se coloca como crise de valorização do valor a mobilizar/expropriar não somente reprodução ampliada e reprodução crítica. Objetiva-se analisar a mobilização da propriedade privada da terra como processo social que legitima a substância da urbanização brasileira, territorialmente violenta e expropriadora. Discute-se a urbanização sob as necessidades do modo de vida urbano em que a construção de barragens, hidrelétricas e represas atualiza. Discute-se a urbanização sob as necessidades do modo de vida urbano em que a construção de barragens, hidrelétricas e represas atualiza criticamente esta modernização definida pelas necessidades urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.