“Navegar é preciso; viver não é preciso” estudo sobre o Projeto de Perenização da Hidrovia dos Rios das Mortes, Araguaia e Tocantins

Autores

  • Carlos Walter Porto Gonçalves

Resumo

O presente documento é resultado de apreciação do projeto de perenização de uma hidrovia nas bacias dos rios das Mortes, Araguaia e Tocantins, conhecido como Projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Trata-se de um dos projetos do Plano Plurianual de Investimentos, levado a cabo pelo governo federal, também conhecido como “Brasil em ação”. O estudo se fez partindo da análise do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente realizados por uma fundação ligada à Universidade Federal do Pará. O debate em torno do Projeto da Hidrovia do Araguaia-Tocantins se inscreve nos complexos processos de redefinição do lugar que as diferentes regiões e seus respectivos povos procuram ocupar num mundo cada vez mais internacionalizado. Aqui temos desde empresários do agribusiness, passando por empresários tradicionais, latifundiários de diferentes matizes, pequenos e médios produtores, ribeirinhos, populações indígenas diferentes entre si, produtores familiares, pescadores,... todos tendo que dialogar em torno da problemática ambiental. Todos estão condicionados por essa complexa rede nacional-internacional e, ao mesmo tempo, mais ou menos enraizados, territorializados na região do Araguaia-Tocantins. Todos são, ao mesmo tempo, locais, regionais, nacionais e internacionais. Este estudo aponta para uma conclusão oposta com relação ao projeto de perenização da hidrovia apresentando, no entanto, propostas concretas de alternativas viáveis para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável para a região abrangida.

Biografia do Autor

Carlos Walter Porto Gonçalves

Doutor em Geografia, Professor Adjunto de Geografia da Universidade Federal Fluminense e Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1998-2000).

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

GONÇALVES, C. W. P. “Navegar é preciso; viver não é preciso” estudo sobre o Projeto de Perenização da Hidrovia dos Rios das Mortes, Araguaia e Tocantins. Terra Livre, [S. l.], n. 15, p. 167–212, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/367. Acesso em: 20 abr. 2024.