Geografia, representações sociais e escola pública

Autores

  • Nídia Nacib Pontuschka

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2000.365

Resumo

O artigo coloca os principais problemas que os professores da disciplina escolar Geografia, e das demais disciplinas do currículo das escolas do ensino fundamental e médio, vivem, neste final de século, a partir das mudanças impostas pelos órgãos governamentais em suas diferentes instâncias, as quais acompanham a nova forma que o capitalismo assumiu, orientado pela corrente político-econômica neoliberalista no embate pelos significados que deverão orientar a vida social. Nessa orientação, as reformas educacionais encontram-se no centro das políticas dominantes e, no texto, pensamos na maneira pela qual geógrafos educadores juntamente com os demais profissionais podem promover ações pedagógicas que se traduzam em um movimento de resistência a essas reformas, impedindo que a educação se transforme em uma mercadoria e, portanto, a escola pública se desvalorize completamente.

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Biografia do Autor

Nídia Nacib Pontuschka

Profª. Drª. da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2015-05-24

Como Citar

PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, [S. l.], n. 15, p. 145–154, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2000.365. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/365. Acesso em: 24 dez. 2024.