Região: uma busca conceitual pelo viés da contextualização histórico-espacial da sociedade

Autores

  • Júlio Cézar Ribeiro
  • Marcelino Andrade Gonçalves

Resumo

As muitas concepções que permearam o significado de região transmutaram-se tanto ao longo do tempo, e foram tão variegadas e por vezes contraditórias as suas formulações, que muitos autores na contemporaneidade chegam mesmo a afirmar que esta teria perdido um status científico no entendimento do real; ou então tal descrédito teria seu assento na própria complexificação do tecido social que, global, descaracterizaria, pretensamente, sua existência no mundo hodierno, por não se assemelhar em nada ao que até então, historicamente, se vinha concebendo. Nossa pretensão é aguçar mais este debate, reforçando uma perspectiva por vários autores já iniciada de entender a especificidade deste conceito nas modelações novas e próprias do mundo atual,  através das relações sociais de produção que imprimem as marcas essenciais deste novo (re)arranjamento do homem com o seu meio (técnico-científico-informacional).

Biografia do Autor

Júlio Cézar Ribeiro

Mestre em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente.

Marcelino Andrade Gonçalves

Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente, e membro do CEGeT (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho).

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

CÉZAR RIBEIRO, J.; GONÇALVES, M. A. Região: uma busca conceitual pelo viés da contextualização histórico-espacial da sociedade. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 17, p. 79–98, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/341. Acesso em: 22 maio. 2024.