ENSINAR A GEOGRAFIA OU ENSINAR COM A GEOGRAFIA? DAS PRÁTICAS E DOS SABERES ESPACIAIS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA

Autores

  • MARCOS ANTÔNIO CAMPOS COUTO AGB-Niterói Dgeo FFP-UERJ

Resumo

O objetivo é debater a metodologia do ensino de geografia através do entrecruzamento e articulação das práticas e dos saberes espaciais dos alunos aos conceitos geográficos; que permita conformar uma didática da construção de conceitos na escola. O texto desenvolvesse  na seqüência sugerida à prática pedagógica: exposição dos significados das práticas e dos saberes espaciais, seus desdobramentos psicopedagógicos;  e apresentação do conceito de produção do espaço e seu conteúdo no presente momento histórico, que permita pensar o papel da geografia na escola e a relação entre os conceitos e os conteúdos. Propõe-se à metodologia do ensino da geografia o processo de ascensão do abstrato ao concreto em que o ponto de partida constitui-se dos conhecimentos prévios dos alunos (resultantes de sua prática social) e, simultaneamente, da maneira como a geografia questiona os problemas desta prática. Tanto os conhecimentos prévios quanto os conhecimentos geográficos são abstrações (de um concreto) com qualidades distintas que, conjugadas, devem conduzir à reprodução, no pensamento, do concreto como síntese de muitas determinações.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

CAMPOS COUTO, M. A. ENSINAR A GEOGRAFIA OU ENSINAR COM A GEOGRAFIA? DAS PRÁTICAS E DOS SABERES ESPACIAIS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 34, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/313. Acesso em: 28 mar. 2024.