O ENSINO DA GEOGRAFIA E OS JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL: "POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ"
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.300Resumo
Uma das funções sociais da Escola é a formação para a
cidadania. O professor-pesquisador participa desse processo ao se
empenhar para construir diálogos com os educandos sobre qual o
significado do meio para esses sujeitos; como percebem o espaço;
quais formas de territorialização que utilizam; quais espaços em
que a segregação se revela e como o ensino pode contribuir para
uma percepção crítica da realidade e intervenção ou reconstrução
dos espaços de sua vivência. O objetivo deste trabalho é apresentar
essa discussão voltada aos “jovens em situação de risco social”;
suas realidades e dinâmicas espaciais das quais fazem parte, na
denominada “Geografia Cidadã”. Para tanto, torna-se necessário
identificar a situação de risco social e a percepção dos sujeitos
nela inseridos quanto ao ensino da Geografia, o que é possível,
também, por meio de entrevistas realizadas com jovens em
cumprimento da medida sócio-educativa Liberdade Assistida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.