TURISMO, PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL E IMIGRAÇÃO ITALIANA: A REFUNCIONALIZAÇÃO ESPACIAL NA COLÔNIA MACIEL – MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.287Resumo
No Brasil, as regiões de imigração italiana têm sido reconhecidas por seu patrimônio, sendo marcadas tanto pela presença de bens materiais móveis e imóveis quanto por traços identitários da reprodução social dos descendentes de imigrantes, além de elementos naturais que compõem a paisagem rural. Na atualidade, o conjunto destes objetos, costumes e tradições, adquiri novos usos e funções à medida que se tornam mercadorias e são procurados por pessoas não pertencentes ao lugar, ou seja, são refuncionalizados de forma a atender a uma nova demanda, entre às quais está a promoção de atividades de turismo e lazer, situação em que o patrimônio é revalorizado e resignificado sob a ótica do capital mercantil. Assim, esse trabalho tem como proposta analisar a Colônia Maciel, no Distrito de Rincão da Cruz, município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, procurando estabelecer uma relação entre as antigas paisagens e os velhos usos e as novas formas e funções encontradas na paisagem rural. Ou seja, procura avaliar a coexistência do novo e do velho, bem como a nova dinâmica sócio-espacial que se constitui a partir da consolidação do turismo na região, resgatando a identidade e as tradições e (re)valorizando a colônia enquanto lugar de cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.