A (IN)JUSTIÇA SOCIAL E A CIDADE: NOTAS SOBRE ACESSO E EQUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.265Resumo
A noção de acessibilidade é tradicionalmente associada à proximidade espacial entre dois pontos. Entretanto, ela tem evoluído para uma definição mais complexa, expressando a facilidade com que um indivíduo pode alcançar as atividades de que deseja participar, a partir de um determinado local, por interveniência de um determinado modo de transporte. Nesse sentido, a acessibilidade transforma-se em um indicador da qualidade de vida urbana. A partir desse contexto, o presente artigo analisa as relações entre acesso/acessibilidade e os princípios da equidade e da justiça social. Para isso, a pesquisa divide se em três partes e abrange, inicialmente, as várias conceituações de acessibilidade, resgatando, em especial, a sua dimensão política. Sequencialmente analisa-se as diferentes perspectivas de análise da equidade e suas aplicações no transporte, particularmente no transporte público urbano, que as tipificam. Por fim, discute-se como equidade e acessibilidade se mesclam na abordagem da Geografia dos Transportes. Conclui-se, finalmente, que o debate em torno da relação estabelecida entre equidade e acessibilidade é muito relevante para ser relegado aum segundo plano pela geografiaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-12
Como Citar
BRAGA, S. R.; DE SOUZA, M. M. O. A (IN)JUSTIÇA SOCIAL E A CIDADE: NOTAS SOBRE ACESSO E EQUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2008.265. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/265. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.