O PAPEL DOS FATORES LOCACIONAIS NA CRIAÇÃO DO TECNOPÓLO CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • ERNANI MARTINS DOS SANTOS FILHO Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e, na atualidade, realiza o Doutoramento em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP/ETSC). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, especialmente Geografia Industrial, Urbana, Geografia Política e Organização do Espaço Brasileiro
  • SÉRGIO FERNANDES ALONSO

Resumo

O modo capitalista de produção, ao engendrar transformações nos processos produtivos e de trabalho, dialeticamente provoca e reflete mudanças em curso no seio da sociedade. A passagem do paradigma fordista para a acumulação flexível, expressão imperativa dessas transformações, é reveladora da emergência dos tecnopolos. Desta feita, este trabalho busca identificar como essas transformações, amparadas no papel formado pelo ambiente social e cultural, são assumidas diante das mudanças mais gerais para a emergência de Campina Grande como tecnopolo. Nesse sentido, o mesmo se apresenta como uma possibilidade de contribuição para o entendimento da cidade, a partir de uma abordagem da Geografia econômica e, mais especificamente, relacionada ao setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). Cidade a ter um dos cinco primeiros parques tecnológicos implantados no Brasil, ainda na década de 1980, Campina Grande se constitui atualmente num tecnopolo de referência em atividades de P&D de tecnologias de ponta,  para empresas nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

SÉRGIO FERNANDES ALONSO

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão do Território, atuando principalmente nos seguintes temas: geoeconomia, geopolítica, reestruturação urbana e regional. Leciona na graduação e pós-graduação. No âmbito administrativo já foi chefe e sub chefe departamental e coordenador de curso. Desde 2002 é avaliador de curso e institucional - INEP/MEC.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

DOS SANTOS FILHO, E. M.; FERNANDES ALONSO, S. O PAPEL DOS FATORES LOCACIONAIS NA CRIAÇÃO DO TECNOPÓLO CAMPINA GRANDE-PB. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/259. Acesso em: 25 abr. 2024.