A CLIMATOLOGIA PRODUZIDA NO INTERIOR DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.250Resumo
As discussões constantes nesse artigo objetivam apresentar o processo de produção e constituição da especialidade científica identificada como climatologia geográfica a partir da análise de teses e dissertações produzidas em seis programas brasileiros de pós-graduação em Geografia, defendidas no período de 1944 a 2003, bem como contribuir para o debate acerca do papel desempenhado pelo fenômeno climático na ordenação dos espaços pela sociedade. Foi constatado que as orientações teórico-metodológicas propostas pelo professor Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro propiciaram a formação de uma escola de climatologia geográfica brasileira, subsidiada na análise rítmica e episódica e no estudo do clima urbano, além de outros quatro eixos temáticos: variabilidade pluvial, o clima na análise ambiental e da paisagem, modelagem estatística em climatologia e teoria e método da climatologia. Mas, também, foi identificado que essa produção apresenta uma escassez de análises sobre as questões epistemológicas da Geografia, dificultando a apreensão da espacialidade do clima na composição das novas territorialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.