VERTENTES ÉTICAS E REGÊNCIA DE OUTRA ORDEM TERRITORIAL

Autores

  • CLÁUDIO UBIRATAN GONÇALVES Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe – Campus Prof. Alberto Carvalho - Grupo de Trabalho de Geografia Agrária da Associação dos Geógrafos Brasileiros – seções Niterói e Aracaju.

Resumo

Este artigo pretende trazer à discussão temas próximos ao debate geográfico e que ainda foram pouco apropriados e estudados pelos pesquisadores geógrafos, tais como: ética, comunidade, solidariedade dentre outros. Nesse sentido, busca-se uma articulação com o conceito de região, chamando atenção para as dimensões política, econômica e ambiental. Além disso, focamos o debate ético em quatro conjuntos que consideramos fundamentais para a compreensão do tema proposto: a ética do pensamento complexo, com a religação da cultura humanista e científica; a ética da alteridade, com ênfase na relação do Eu com o Outro; a ética armorial, com sinergia entre tradição e evolução social; e a ética capitalista, com destaque para a racionalização da vida social segundo fins e valores. Assim, as reflexões sobre região e ética são inscritas como possibilidade de entendimento do funcionamento da sociedadecontemporânea.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

GONÇALVES, C. U. VERTENTES ÉTICAS E REGÊNCIA DE OUTRA ORDEM TERRITORIAL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/248. Acesso em: 20 abr. 2024.