A ESCALA GEOGRÁFICA: NOÇÃO, CONCEITO OU TEORIA?

Autores

  • EVERALDO SANTOS MELAZZO Docente do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP, Presidente Prudente
  • CLOVES ALEXANDRE CASTRO

Resumo

A escala é um poderoso recurso metodológico à disposição da geografia. Porém, pequena ainda é a discussão e problematização da escala geográfica como um objeto teórico que exige elaboração mais profunda. Na verdade, a escala geográfica não é um a priori ou uma mera questão de escolha do analista quando delimita suas estratégias investigadoras. A definição da escala geográfica condiciona a própria maneira de apreender e lidar com o objeto da análise. Nesta perspectiva, este texto problematiza a escala como noção e como conceito a partir da literatura surgida sobre o tema nos últimos anos e aponta para a necessidade de construção de uma teoria da escala geográfica, principalmente do ponto de vista de uma Geografia Política.

Biografia do Autor

CLOVES ALEXANDRE CASTRO

Doutorandoem Geografia no
Instituto de Geociências da
UNICAMP, Campinas. Bolsista
CAPES

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

SANTOS MELAZZO, E.; CASTRO, C. A. A ESCALA GEOGRÁFICA: NOÇÃO, CONCEITO OU TEORIA?. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/244. Acesso em: 29 mar. 2024.