AS DOENÇAS COMO OBJETO DE ESTUDO NO CONTEXTO GEOGRÁFICO: LONDRINA 1932/1943

Autores

  • MÁRCIA S. DE CARVALHO Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (Paraná)

Resumo

O artigo trata da análise das doenças mais frequentes na região de Londrina (Norte do Paraná – Brasil) na sua fase inicial de colonização. A região foi bastante visitada por geógrafos nessa época e em seus trabalhos foram utilizados conceitos chaves para a interpretação do tema insalubridade, doenças emortes. Foram utilizadas informações através de entrevistas, depoimentos escritos, livros de memórias, reportagens, dados  (apesar de incompletos) e documentos públicos. Entre esses, foi montado um banco de dados com as informações do livro de inumação do primeiro cemitério da cidade de Londrina eposteriormente elaborados gráficos e tabelas.

Biografia do Autor

MÁRCIA S. DE CARVALHO, Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (Paraná)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (licenciatura e bacharelado) em 1975. Mestrado em Desenvolvimento Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1981. Doutorado em Geografia Humana pela USP em 1991. Pós-doutorado em Geografia Humana pela USP em 1999. Foi coordenadora do curso de mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento por duas gestões. Desenvolveu projetos financiados pela Fundação Araucária e CNPq. Membro do Comitê de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Araucária entre 2005 e 2008 (coordenadora desde janeiro de 2007) e em 2013 e da área de Ciências Humana e Sociais do PIBIC/CNPq/UEL (Universidade Estadual de Londrina) até 2008. Participa do comitê consultor de várias revistas científicas e é editora chefe da revista Geografia (Londrina) desde junho de 2013. Faz parte do corpo docente dos cursos Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (mestrado e doutorado) e da Universidade Estadual de Maringá (doutorado). Bolsista produtividade da Fundação Araucária em 2009 e 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia da Saúde, Geografia Urbana, Epistemologia da Geografia, Redes Geográficas e Novas Tecnologias. Líder do grupo de pesquisa Organização Espacial e Modernização no Norte do Paraná .

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

S. DE CARVALHO, M. AS DOENÇAS COMO OBJETO DE ESTUDO NO CONTEXTO GEOGRÁFICO: LONDRINA 1932/1943. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/241. Acesso em: 28 mar. 2024.