ESTUDOS MIGRATÓRIOS NA MODERNIDADE E NA PÓS-MODERNIDADE: DO ECONÔMICO AO CULTURAL?

Autores

  • MARCOS LEANDRO MONDARDO

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar estudos da migração da “modernidade” e da “pós-modernidade”. Na modernidade, os estudos migratórios tenderam a apresentar, no interior de uma racionalidade cientificista, modelos gerais e hegemonicamente com perfil macro-materialista. No contexto pós-moderno, a partir da “crise da modernidade”, aventa-se a possibilidade da incorporação de novos elementos nas análises dos estudos migratórios, tais como da subjetividade, identidade, da relação eu/outro, da memória e das representações, do duo ausência/presença; sobretudo, apresenta maior ênfase sobre os sujeitos apontando para a hegemonia dos estudos culturais. Contudo, modernidade e pós-modernidade devem ser apreendidos como momentos de um mesmo processo. Nesta dialética, é temeroso desconsiderar o elemento cultural em nome de um “objetivismo” economicista; igualmente, corre-se o risco em recusar os elementos conjunturais e estruturais em prol da centralidade “liberal” do indivíduo. A migração, como “fenômeno social completo” e multifacetado, deve ser analisada através de uma perspectiva teórico-metodológica que incorpore elementos culturais e econômicos, portanto, uma totalidade que se faz por entre subjetividade, estrutura e conjuntura.

Biografia do Autor

MARCOS LEANDRO MONDARDO

Possui Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - (2002-2005), Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - (2006) e Mestrado em Geografia (2007-2009) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense ? UFF ? (2010-2012). Foi bolsista CAPES durante o mestrado. Atualmente é professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Regional, Geografia Política, Geografia Cultural e Geografia da População, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes conceitos e/ou temas: território, territorialidade e fronteira; conflitos identitários; modernização da agricultura, regionalização e globalização.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

MONDARDO, M. L. ESTUDOS MIGRATÓRIOS NA MODERNIDADE E NA PÓS-MODERNIDADE: DO ECONÔMICO AO CULTURAL?. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/240. Acesso em: 5 mar. 2024.