Para uma crítica à racionalidade logística

Notas para um debate

Autores

  • Alessandro Peregalli Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), CDMX
  • Carlos Walter Porto-Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2292

Palavras-chave:

Logística, Infraestrutura, América Latina, Capitalismo contemporâneo, r-existências

Resumo

Nesse pequeno texto analisamos –e gostaríamos de trazer ao Brasil- os chamados Estudos de Logística Crítica. O arcabouço teórico-político utilizado é, ao mesmo tempo, sistêmico e referido nas lutas sociais em curso com suas contradições e inspirações de outros horizontes para a vida. Os estudos de Logística Crítica procuram introduzir o conceito de logística para além da sua função como sector específico no mundo atual, mas como uma lógica ou racionalidade que alimenta o capitalismo contemporâneo de muitas formas, desde os fluxos comerciais nas cadeias de abastecimento globais até à construção de novos gigantescos corredores de infra-estruturas intermodais, passando pelo planejamento algorítmico de cada vez mais espaços e áreas da vida social. Em diálogo com as perspectivas macro-históricas e geopolíticas mais amplas e com as “r-existências” em curso em muitas partes do mundo, e com particular referência a América Latina, pretendemos neste texto lançar luz sobre a importância de caracterizar a dimensão logística do capitalismo contemporâneo, procurando contribuir para pensar horizontes alternativos.

Downloads

Biografia do Autor

Alessandro Peregalli, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), CDMX

Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Mestre em História pela Università di Bologna (UNIBO). Colaborador do LEMTO (Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades) e do colectivo sobre logística crítica Into the Black Box.

Carlos Walter Porto-Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da
Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do LEMTO – Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades da UFF.

Referências

AGUIAR, Diana. A geopolítica de infraestrutura da China na América do Sul. Um estudo a partir do caso do Tapajós na Amazônia brasileira. Rio de Janeiro: Actionaid e FASE, 2017.

ARBOLEDA, Martín. “Extracción en movimiento: circulación del capital, poder estatal y urbanización logística en el norte minero de Chile”. In: Investigaciones Geográficas, Universidad de Alicante, 2018. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-5370.2018.48475

AZFA (Asociación de Zonas Francas de las Américas), 2018. Disponível em www.asociacionzonasfrancas.org. Visitado 29 de marzo de 2020.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

BONACICH, Edna; WILSON, Jake. Getting the goods: Ports, labor, and the logistics revolution. Ithaca: Cornell University Press, 2008.

BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo: O Tempo do Mundo, 3 vol. São Paulo: Martins Fontes, [1979]1998.

BRENNER, Neil; SCHMIDT, Christian. Towards a new epistemology of the urban? In: City: analysis of urban trends, culture, theory, policy, action. University of Manchester: Routledge, Taylor & Francis Group, 2015.

COWEN, Deborah. The Deadly Life of Logistics: Mapping Violence in the Global Trade. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.5749/minnesota/9780816680870.001.0001

DAGNINO, Evelina. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: MATO, Daniel e GARCÍA, Illia (coords.), Políticas de Ciudadania y Sociedad Civil en Tiempos de Globalización. Caracas: Universidade Central de Venezuela. 2004.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, [2009]2016.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Conferências de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1993.

ESCOBAR, Arturo. La invención del desarrollo. Popayán: Universidad del Cauca, [1986]2014. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1pbwvtf

FLYVBJERG, Bent. What You Should Know About Megaprojects and Why: An Overview. In: Project Management Journal 45 (2): 6–19, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/pmj.21409

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. Porto Alegre. Ed. L&PM, [1921]2013.

GRAPPI, Giorgio. Logistica. Roma. Ediesse, 2016.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, [1983]2005.

GUNDER FRANK, André. Re-Orient. Global Economy in the Asian Age, Oakland: University of California Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520921313

HARNEY, Stefano; MOTEN, Fred. The Undercommons: Fugitive Planning and Black Study. Wivenhoe: Minor Compositions, 2013.

HARVEY, David. Espacios del capital. Hacia una geografía crítica. Madrid: Ediciones Akal, [2001]2007.

HILDYARD, Nicholas. Licensed larceny. Infrastructure, financial extraction and the global South. Manchester: Manchester Capitalism MUP, 2016. DOI: https://doi.org/10.7228/manchester/9781784994266.001.0001

INTO THE BLACK BOX. Manifiesto de crítica logística, 2018. Disponível em: http://www.intotheblackbox.com/manifesto/manifiesto-de-critica-logistica/. Visitada em 29 de janeiro de 2022.

MACHADO ARAOZ, Horacio. Genealogia da Mineração Contemporânea. Elefante Editora, São Paulo, 2021.

MARQUES, Luiz. Capitalismo e Colapso ambiental. Campinas: Ed. Unicamp, 2015.

MARX, Karl. Líneas Fundamentales de la Crítica de la Economía Política «Grundrisse». Barcelona: Crítica, [1857-58]1978.

MARX, Karl. El Capital. Tomo II. México D.F.: Fondo de cultura económica, [1885]1982.

MEZZADRA, Sandro; NEILSON, Brett. Operations of Capital. In: The South Atlantic Quarterly, 114:1, January, Durham and London: Duke University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1215/00382876-2831246

MEZZADRA, Sandro; NEILSON, Brett. The Politics of Operations. Excavating Contemporary Capitalism, Durham and London: Duke University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1215/9781478003267

OIT (Organização Internacional do Trabalho), 2007. Disponível em: www.ilo.org/public/libdoc/ilo/2007/107B09_80_engl.pdf. Visitada em 3 de janeiro de 2022.

OLIVEIRA, Francisco. A Economia da Dependência Imperfeita. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1997.

PEREGALLI, Alessandro. IIRSA: entre integración regional y racionalidad logística, New York: Peter Lang, 2022. DOI: https://doi.org/10.3726/b19689

___________________________ . Logística y corredores: el caso de las Nuevas Rutas de la Seda. In: HERRERA SANTANA, David (Org.), Geopolítica. Espacio, poder y resistencias en el siglo XXI. 1ed., Ciudad de México / Madrid: Facultad de Filosofía y Letras / Trama Editorial, 2020.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Dimensión geopolítica de la crisis brasileña: una perspectiva desde los grupos sociales en condición de subalternidade. In: LEÓN HERNÁNDEZ, Efraín (coordinador), Praxis espacial en América Latina. Lo geopolítico puesto en cuestión, Ciudad de México: Itaca, 2017.

___________________________. Menos Pode Ser Mais: Dos “Limites do Crescimento” (Copenhague, 1972) e do Desenvolvimento Sustentável (Rio de Janeiro, 1992) à Métrica do Carbono (Glasgow, 2021). In: IELA (iela.ifsc.br), 2021. Visitado em 29/01/2022.

___________________________ “A confluência perversa”. In: IELA (iela.ifsc.br), 2020. Visitado em 29/01/2022.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

PEREGALLI, A.; PORTO-GONÇALVES, C. W. Para uma crítica à racionalidade logística: Notas para um debate. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 57, p. 131–165, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2292. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2292. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos