Fragmentação socioespacial em Cidades Médias: uma leitura através do consumo e da policentralidade
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2120Resumo
Neste artigo, realizamos uma leitura da fragmentação socioespacial pelas lentes do consumo e da policentralidade, apresentando indicativos e evidências desse processo em quatro cidades médias: Londrina, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Dentre os resultados que serão apresentados, os indicativos e as evidências da lógica socioespacial fragmentária estão contidos em três direções principais, as quais podem ser vistas como intimamente conectadas: 1) A perda da hegemonia do centro principal como espaço de consumo de bens e de serviços, incluindo as práticas do lazer; 2) Práticas espaciais reveladoras de um consumo segmentado; 3) A policentralidade como reveladora da fragmentação socioespacial, sobretudo a partir do consumo e das práticas de lazer nos shopping centers, além da utilização dos supermercados e dos hipermercados para a realização destas práticas espaciais.
Palavras-chave: Produção do espaço urbano, consumo, policentralidade, fragmentação socioespacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.