Estratégias e medidas de proteção contra desastres naturais na zona costeira da região Amazônica, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.210Resumo
Estudos realizados na zona costeira do Estado do Pará, região amazônica do Brasil, têm registrado nos últimos 25 anos, numerosas evidencias dos impactos dos processos naturais de erosão e inundação. Na área de estudo, em conseqüência foram implantadas diversas estratégias e medidas de adaptação, principalmente obras de proteção. O objetivo deste trabalho é analisar o grado de sucesso deste tipo de medida, considerando sua possível utilização dentro do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro. Para isto é apresentado um inventario de 46 tipos diferentes de obras de proteção rígidas existentes na região, se estima seus custos e se descreve seu estado de conservação. Conclui-se, entre outras coisas que a erosão e inundação continuam impactando negativamente devido à inadequada planificação das estruturas, a falta de conhecimentos sobre as peculiaridades da região, os limitados recursos financeiros públicos e privados, assim como a pobre manutenção das obras. Considerando o reduzido sucesso deste tipo de obras, se discute seu uso futuro e a possibilidade de implementação de respostas adaptativas alternativas como o retrocesso e a acomodação da população.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
SZLAFSZTEIN, C.; STERR, H.; LARA, R. Estratégias e medidas de proteção contra desastres naturais na zona costeira da região Amazônica, Brasil. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 109–125, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2006.210. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/210. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.