Corpos-Territórios em resistência nas retomadas Kaiowá e Guatani
quando a terra se levanta contra os solos devastados pelo agroextrativismo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2088Resumo
O amplo contexto de devastação ecológica nos legou uma crise sanitária causada pelo surgimento da pandemia da covid-19, a qual é efeito do modelo predatório fomentado pela matriz neoextrativista. No complexo contexto de perdas de tantas vidas os povos Kaiowá e Guarani impulsionaram processos autonômicos e formas de autodefesa em seus territórios para controlar a disseminação do vírus nas comunidades. Este trabalho reuniu esforços para compartilhar algumas reflexões sobre os impactos da pandemia e as ações autônomas dos povos com o fortalecimento da reza e das barreiras sanitárias contra o karai mba'asy (doença do branco). Nesse contexto, através da revisão narrativa e de entrevista, refletimos como a auto-organização durante este período de crise sanitária compõe uma luta maior por retomada do tekoha.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-03-30
Como Citar
ALZIRO, G. L.; MONFORT, G. Corpos-Territórios em resistência nas retomadas Kaiowá e Guatani: quando a terra se levanta contra os solos devastados pelo agroextrativismo. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 580–620, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2088. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2088. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.