Corpos-Territórios em resistência nas retomadas Kaiowá e Guatani

quando a terra se levanta contra os solos devastados pelo agroextrativismo

Autores

  • Germano Lima Alziro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Gislaine Monfort Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O amplo contexto de devastação  ecológica nos legou uma crise sanitária causada pelo surgimento da pandemia da covid-19, a qual é efeito do modelo predatório  fomentado pela matriz neoextrativista. No complexo  contexto de perdas de tantas vidas os povos  Kaiowá e Guarani impulsionaram processos autonômicos e formas de autodefesa em seus territórios para controlar  a disseminação do vírus nas comunidades. Este trabalho reuniu esforços para compartilhar algumas reflexões sobre os impactos da pandemia e as ações autônomas dos povos com o fortalecimento da reza e das barreiras sanitárias contra o karai mba'asy (doença do branco). Nesse contexto, através da revisão narrativa e de entrevista,  refletimos como a auto-organização durante este período  de crise sanitária compõe uma luta maior por retomada do tekoha.

Biografia do Autor

Germano Lima Alziro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Povo Kaiowa, conselheiro na Retomada  Aty Jovem (RAJ) e Discente da Graduação em Geografia na Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Gislaine Monfort, Universidade Federal da Grande Dourados

Atualmente é discente do Programa de Pós-graduação em Geografia  (PPGG/UFGD) e Bolsista CAPES. Graduada em Geografia  Licenciatura  pela Universidade  Federal da Grande Dourados onde desenvolveu Iniciação científica entre 2017-2019 e participou do Programa de Iniciação à  Docência entre 2016-2017. Tem interesse em estudos relacionados a: autonomias territoriais  indígenas; lutas anticoloniais; saberes tradicionais e multiplicidade socioterritorial; crises ecológicas e Ecologia  Política. Participa do Grupo de Pesquisa  GeoPovos/UFGD

 

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

ALZIRO, G. L.; MONFORT, G. Corpos-Territórios em resistência nas retomadas Kaiowá e Guatani: quando a terra se levanta contra os solos devastados pelo agroextrativismo. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 580–620, 2022. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2088. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos