R-existências, territorialidades e identidades na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.208Resumo
O modelo que orientou o processo de ocupação eapropriação da Amazônia nas últimas décadas esteve pautadona crença na modernização como a única força capaz de“desenvolver” a região, não importando o seu custo social,cultural e político. Esse projeto concebia as populaçõeshistoricamente territorializadas na região e seus modos de vidacomo “tradicionais” e como obstáculos ao “desenvolvimento”.Essa ideologia pautada numa espécie de “fundamentalismo doprogresso” justificou um conjunto de práticas e representaçõesmarcadas pela violência e pelo colonialismo que serviam e aindaservem para justificar a subalternização dessas populações. Emmeio a esse processo, emergem no final dos anos 80 diversosmovimentos sociais que lutam pela afirmação dos direitosdessas populações. Essas lutas estão ancoradas na afirmaçãodas territorialidades e identidades territoriais como elemento der-existência a esse projeto modernização autoritário e excludente.Tais lutas apontam para uma politização e valorização da própriacultura e de modos de vida “tradicionais” na constituição de novossujeitos políticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
CRUZ, V. do C. R-existências, territorialidades e identidades na Amazônia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 63–89, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2006.208. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/208. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.