Camponeses da floresta: apontamentos para a compreensão da diferenciação dos trabalhadores seringueiros e da formação do campesinato acreano
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.207Resumo
Este artigo é um pequeno ensaio sobre a questão camponesa na Amazônia-acreana. Apresentamos alguns apontamentos para a compreensão espaço/temporal formação do campesinato local a partir do seringueiro, migrante nordestino recrutado para a extração do látex, na floresta desde os finais do século XIX. Nisto, apontamos para compreensão do sentido deste campesinato com suas raízes nordestinas, mas que aqui, perante a rudeza de uma formação espacial e socioambiental na floresta amazônica, apresentando se com certas especificidadesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
SIMIONE DA SILVA, S. Camponeses da floresta: apontamentos para a compreensão da diferenciação dos trabalhadores seringueiros e da formação do campesinato acreano. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 45–61, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2006.207. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/207. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.