A TOTALIDADE MUNDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO

Autores

  • Rafael Straforini Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.203

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (1a a 4a séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sócio-interacionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, próximas e longínquas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

STRAFORINI, R. A TOTALIDADE MUNDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2002.203. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/203. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos