Aquecimento global e saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias

Autores

  • Francisco Mendonça Doutor em Geografi a, Professor Titular do Departamento de Geografi a e Coordenador do Curso de Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR

Resumo

As mudanças climáticas dos dois últimos séculos constituem, hoje, um fato incontestável. Uma elevação da ordem de 3°C a 6°C na temperatura média da troposfera nos próximos cem anos constitui uma previsão aceita de maneira geral. As repercussões positivas e negativas deste aquecimento sobre a natureza e a sociedade são, sobretudo, ainda especulativas, mas as segundas são bastante preocupantes. A incidência de algumas enfermidades tenderá a diminuir, mas a de muitas, principalmente as transmissíveis e infecciosas (cólera, malária, dengue etc.), tenderá a se agravar em condições de maior calor. A expansão das áreas mais aquecidas para latitudes e altitudes mais elevadas far-se-á acompanhar pela expansão da área geográfi ca destas doenças.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

MENDONÇA, F. Aquecimento global e saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 205–221, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/184. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)