Algumas considerações sobre o aquecimento global e suas repercussões

Autores

  • Maria Elisa Zanella Veríssimo Professora Ms do Departamento de Geografi a - UFC Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR

Resumo

Nas últimas décadas, tem-se constatado através de pesquisas científi cas relacionadas ao clima e áreas afi ns, um aumento progressivo da temperatura do ar, que se manifesta em escala local, regional e global. Contudo, ainda não se conhece bem qual é o grau de participação de fatores relacionados às atividades humanas e de fatores naturais quando trata-se de alterações nas temperaturas globais, mas várias interpretações e explicações surgem junto à comunidade científi ca. Para alguns pesquisadores, o principal responsável é o homem, que, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, vem alterando a composição da atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa planetário, enquanto, para outros, as alterações estão relacionadas a fatores naturais, já que modifi cações climáticas sempre aconteceram no passado, vinculadas a ciclos estabelecidos por movimentos terrestres. Entretanto, a maioria dos estudiosos concorda com a idéia de que tanto atividades humanas quanto fatores naturais infl uenciam nessas modifi cações. Este artigo faz algumas considerações sobre essas diferentes interpretações e as repercussões das alterações climáticas na superfície terrestre.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

ZANELLA VERÍSSIMO, M. E. Algumas considerações sobre o aquecimento global e suas repercussões. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 137–144, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/179. Acesso em: 29 mar. 2024.