O discurso sobre Canudos e a retórica do massacre
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.170Resumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar o discurso sobre o movimento popular de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro, relacionando-o aos sentidos atribuídos ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e aos seus integrantes hoje. Trata-se de uma investigação científica, baseada nos princí- pios da Análise do Discurso de filiação francesa, que concebe o social como constitutivo da linguagem bem como postula o sujeito interpelado pela ideologia como uma posição no discurso, a qual é determinada historicamente. É possível afirmar que ontem e hoje, os camponeses politicamente organizados têm sido satanizados e criminalizados pelo discurso oficial, sempre sendo rotulados de bandidos, quadrilheiros, baderneiros e ilegais. Tal manobra retórica é apenas uma das várias estratégias de apagamento da legitimidade da luta popular e de silenciamento das reivindicações dos excluídosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-24
Como Citar
VERDIANI TFOUNI, L.; MARIA SOUSA ROMÃO, L. O discurso sobre Canudos e a retórica do massacre. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2002.170. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/170. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.