O discurso sobre Canudos e a retórica do massacre

Autores

  • Leda Verdiani Tfouni Professora Associada do departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto e pesquisadora do CNPq.
  • Lucília Maria Sousa Romão Doutora em Psicologia pelo Programa de pós-graduação em Psicologia do departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto. Paulo-Ribeirão Preto.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar o discurso sobre o movimento popular de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro, relacionando-o aos sentidos atribuídos ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e aos seus integrantes hoje. Trata-se de uma investigação científica, baseada nos princí- pios da Análise do Discurso de filiação francesa, que concebe o social como constitutivo da linguagem bem como postula o sujeito interpelado pela ideologia como uma posição no discurso, a qual é determinada historicamente. É possível afirmar que ontem e hoje, os camponeses politicamente organizados têm sido satanizados e criminalizados pelo discurso oficial, sempre sendo rotulados de bandidos, quadrilheiros, baderneiros e ilegais. Tal manobra retórica é apenas uma das várias estratégias de apagamento da legitimidade da luta popular e de silenciamento das reivindicações dos excluídos

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

VERDIANI TFOUNI, L.; MARIA SOUSA ROMÃO, L. O discurso sobre Canudos e a retórica do massacre. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/170. Acesso em: 27 abr. 2024.