A liberdade no “fazer ciência” em Geografia

Autores

  • Silvio Simione da Silva Professor Assistente-Mestre do Depto. de Geografia da Universidade Federal do Acre – UFAC. Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Resumo

A liberdade, mais que um sentimento é um anseio social que permeia a vida da humanidade vivendo em sociedade. Como a sociedade se processa por relações de conflitos, ela é, também, produto de choque de interesses no seio da realidade de classes sociais que a almeja como ideal de uma felicidade material que, às vezes, é, quando muito, parcial. Todavia, a liberdade social ganha sentido nas possibilidades objetivas em que é gerada no âmbito da totalidade que encerra esta realidade. Na prática do conhecimento, a liberdade tem um papel fundamental em seu exercício no trabalho científico: este pode ser feito com vistas a promovê- la ou de impedir sua conquista. Nas ciências humanas/sociais, inclusive na Geografia, estas questões passam por um repensar no papel do estudioso ao definir suas concepções metodológicas, políticas e científicas no seu “fazer ciência”. São estas questões que trataremos neste artigo.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

DA SILVA, S. S. A liberdade no “fazer ciência” em Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/168. Acesso em: 27 abr. 2024.