As vilas rurais do Estado do Paraná e as novas ruralidades

Autores

  • Bernardo Mançano Fernandes Prof. Dr. do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente – SP. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.
  • Karina Furini da Ponte Professora Titular do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar os significados e os componentes do Programa Vilas Rurais do Estado do Paraná. Para isso, partiremos de questionamentos sobre o método de análise do “novo rural” e buscaremos repensar novos métodos que permitam entender as novas ruralidades que estão se configurando. Sendo assim, contribuirá para uma reflexão dos sentidos assumidos pelas políticas públicas no Brasil e principalmente das Vilas Rurais, o que vem no sentido de viabilizar certos interesses das classes dominantes.

Biografia do Autor

Bernardo Mançano Fernandes, Prof. Dr. do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente – SP. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.

possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (1988), mestrado em Geografia Humana (1994) e doutorado em Geografia Humana (1999) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pelo Institute for the Study of Latin American and Caribbean - University of South Florida (2008) Professor Livre-Docente pela UNESP (2013). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, onde preside a coleção Vozes do Campo e a coleção Estudos Camponeses e Mudança Agrária, publicados pela Editora da Unesp. Coordenador do Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL - do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI. É parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), SciELO - Scientific Electronic Library Online e dos seguintes periódicos: Human Geography (EUA), Jornal of Peasants Studies (Canadá), Revista Terra Livre (Brasil), Cómo Pensar la Geografía (México). Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma agrária (Nera). Membro do Conselho Pedagógico Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Autor de A formação do MST no Brasil e em coautoria com João Pedro Stedile do livro Brava Gente . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe, pesquisando os seguintes temas: teorias dos territórios, paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário, reforma agrária, desenvolvimento territorial, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina

Karina Furini da Ponte, Professora Titular do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia também pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2014. Atualmente é professora titular do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre. Cadastrada no grupo de pesquisa Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT-Presidente Prudente) com coordenação do Prof Dr. Antonio Thomaz Junior e no Grupo de Estudos em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA-UFAC) sob coordenação da Profª Drª. Maria de Jesus Morais .Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia da Indústria, Geografia Política e Geografia Regional.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

FERNANDES, B. M.; DA PONTE, K. F. As vilas rurais do Estado do Paraná e as novas ruralidades. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/161. Acesso em: 28 mar. 2024.