O conceito de espaço rural em questão

Autores

  • Marta Inez Medeiros Marques Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Resumo

 

Este ensaio visa contribuir para o atual debate em torno das mudanças verificadas no campo e da necessidade de repensar o conceito de espaço rural e suas possibilidades de desenvolvimento. Na primeira parte, são apresentados e discutidos, criticamente, tanto o conceito de espaço rural adotado no Brasil como teorias sobre o rural e o urbano elaboradas pela sociologia e pela geografia. Em seguida, são analisados os significados que o espaço rural assume em diferentes períodos na sociedade ocidental à luz da relação cidadecampo, com base nas idéias de autores como Marx, Lefebvre e Williams. Estes dois espaços são pensados como segmentos de uma totalidade dialética, ou seja, totalidade cuja unidade se forma na diversidade

Biografia do Autor

Marta Inez Medeiros Marques, Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Professora de Geografia no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem trabalhado com os seguintes temas: vida cotidiana, movimentos sociais, reprodução social da classe trabalhadora e relação campo-cidade; produção do espaço e desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo. Tem publicado nestes temas, principalmente sobre reforma agrária, desenvolvimento rural, movimentos sociais e campesinato em coletâneas e em revistas como Terra Livre, Revista NERA, Revista AGRÁRIA. Trabalhou como organizadora das coletâneas O campo no século XXI (com Ariovaldo U. de Oliveira, Casa Amarela, 2004) e Geografia Agrária: Teoria e Poder (com Bernardo F. Mançano e Júlio C. Suzuki, Expressão Popular, 2007). Foi Pesquisadora Visitante no Programa de Psicologia do Graduate Center, City University of New York CUNY, em 2008. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986 e 1987), Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Paris I (1992), Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994 e 2000).

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

MARQUES, M. I. M. O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/160. Acesso em: 28 abr. 2024.