DILEMAS NAS (RE)ESTRUTURAÇÕES DAS METRÓPOLES

Autores

  • Edvânia Tôrres Aguiar Gomes Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas.

Resumo

O título deste trabalho utiliza o termo “reestruturação”. Reside nesse “estruturar de novo, uma evidência disciplinar sempre renovada e sempre esquecida: cada época tem, de tempos em tempos, necessidade de se pensar, ou pelo menos aqueles que por profissão produzem idéias têm necessidade de pensar sua época, como radicalmente nova. Estamos sempre face ao “sem precedente”. Uma ilustração realçada deste processo é sua associação com a crise urbana, atrelada a crise econômica. É hora de revisitar nossos paradigmas, a fim traduzir a ordem escondida sob a desordem urbana e pedir uma intervenção conscienciosa da sociedade no “curso do natural das coisas” nos espaços urbanos. Espaços que, de acordo com SANTOS (1998) apreendem dois processos que acontecem juntos: i) um vertical , que vêm de uma ordem externa e se impõe no plano local, e, II) um processo horizontal - a lógica da vida social, aquela que contém a particularidade da cultura e dos espaços.. Processos esses, relacionados através da esfera do consumo. Assim, este esforço de repensar nossa sociedade atual comporta o interesse em ler algumas evidências nos movimentos de reestruturação das metrópoles brasileiras.

Biografia do Autor

Edvânia Tôrres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas.

Graduada em Ciências Geográficas pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado na Universitat Leipzig (2009). Estágio no IFL - Leipzig. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Professora Convidada da Universität Innsbruck, Institut für Geographie na Áustria, Pesquisadora convidada do IFL - Instituto de Planejamento Regional - Leipzig - Alemanha, Professora Convidada da Escuela de Ciencias Sociales da Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín - Colombia, Professora convidada da Uninorte, Colombia, Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Coordenadora do Escritório Brasileiro da Red Científica Alemania - Latinoamérica, Presidente Regional da Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha, Coordenadora Brasileira do Programa de Intercâmbio Acadêmico com a Philipps Universitat Marburg e UFPE (UNIBRAL).Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza e atuou como Vice-coordenadora brasileira do Projeto Espaços Livres em Megacidades: Potencial para uma Vida Natureza-Orientada (BMBF). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-MEC). Integrou o grupo de estudos da Rede de Cidades Médias (RECIME) Brasileiras. Atuou como técnica do órgão metropolitano Agência Condepe-Fidem e da Agência de Meio Ambiente (CPRH) e atua como consultora nessas áreas. Possui experiência na área de Educação e Pesquisa, atauando em Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa Recursos Didáticos Pedagógicos, principalmente nos seguintes temas: Espaço Público, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Leste Europeu e América Latina, Cidades de Porte Metropolitano e Médio), Acessibilidade e Bacia Hidrográfica.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

AGUIAR GOMES, E. T. DILEMAS NAS (RE)ESTRUTURAÇÕES DAS METRÓPOLES. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/149. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos