DILEMAS NAS (RE)ESTRUTURAÇÕES DAS METRÓPOLES
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.149Resumo
O título deste trabalho utiliza o termo “reestruturação”. Reside nesse “estruturar de novo, uma evidência disciplinar sempre renovada e sempre esquecida: cada época tem, de tempos em tempos, necessidade de se pensar, ou pelo menos aqueles que por profissão produzem idéias têm necessidade de pensar sua época, como radicalmente nova. Estamos sempre face ao “sem precedente”. Uma ilustração realçada deste processo é sua associação com a crise urbana, atrelada a crise econômica. É hora de revisitar nossos paradigmas, a fim traduzir a ordem escondida sob a desordem urbana e pedir uma intervenção conscienciosa da sociedade no “curso do natural das coisas” nos espaços urbanos. Espaços que, de acordo com SANTOS (1998) apreendem dois processos que acontecem juntos: i) um vertical , que vêm de uma ordem externa e se impõe no plano local, e, II) um processo horizontal - a lógica da vida social, aquela que contém a particularidade da cultura e dos espaços.. Processos esses, relacionados através da esfera do consumo. Assim, este esforço de repensar nossa sociedade atual comporta o interesse em ler algumas evidências nos movimentos de reestruturação das metrópoles brasileiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-24
Como Citar
AGUIAR GOMES, E. T. DILEMAS NAS (RE)ESTRUTURAÇÕES DAS METRÓPOLES. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2002.149. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/149. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.